Instituto de Terapias Holísticas

ESPECIALIDADES

Acunpunctura

Acupunctura é uma palavra que deriva do latim (actus); a agulha é uma técnica médica originária da China, em que o acto de curar se realiza através da introdução de agulhas muito finas, em determinados pontos do corpo, ditos «pontos essenciais».

Conheça as origens e as vantagens desta medicina alternativa que, a pouco e pouco, foi ganhando lugar de destaque no mundo ocidental.

AS ENERGIAS QUE CIRCULAM NO CORPO

Para os chineses, as doenças são consequência de desequilíbrios entre as correntes energéticas. A morte é a detenção total dessa energia. 
Para que o indivíduo tenha um estado de saúde harmonioso, é necessário que os «meridianos» (pontos essenciais para a circulação dessa energia) desempenhem o seu papel na perfeição, sem qualquer tipo de bloqueio.

Os desenhos do microcosmo interno podem ser vistos como um rio fluindo através de vales e montanhas, e os textos médicos taoístas mostram essa energia partindo da coluna vertebral e do cérebro para o resto do corpo.

Segundo os estudiosos, o «Shen» (ou espírito) circula constantemente através do corpo e é mais activo em certas áreas e em certos momentos. O seu movimento é relacionado com a actividade do Sol, da Lua e das estrelas. 
Para manter o equilíbrio, levam em conta o seguinte: façamos o que fizermos, se o fazemos em condições perigosas ou exageradas, isso vai seguramente afectar a nossa saúde!

A medicina chinesa nunca considerou a mente e o corpo separadamente, tal como acontece com a medicina ocidental. 
Reconhece que a mente e o espírito têm um efeito muito poderoso sobre o corpo, e que o corpo humano é mais do que o conjunto dos seus aspectos mecânicos e químicos.
O tratamento por acupunctura está dirigido a estas fraquezas ou desequilíbrios de ordem geral; isso faz com que muitas vezes o paciente se admire ao verificar que não é apenas o seu problema principal que melhora, mas que o seu estado geral de saúde se altera significativamente.

Os acupunctores sempre se especializaram em tratar seres humanos, e não doenças. Quando examinam um doente, procuram as causas da desarmonia que o afligem. 
A acupuntura tornou-se recentemente famosa pela sua capacidade de curar a dor, mas a verdade é que ao longo da história sempre foi utilizada para curar um largo espectro de doenças.

Além de melhorar a saúde, melhora, portanto, o bem estar do corpo, da mente e do espírito do paciente.

QUEM RECORRE GERALMENTE À ACUPUNCTURA?

Existe uma lista exaustiva de doentes que recorrem a este tipo de tratamento. Alguns sofrem de perturbações do foro psíquico (ansiedade, stresse, angústia, falta de concentração, insónias, esgotamento nervoso, falta de força de vontade, ou simplesmente de nervosismo ou irritabilidade). 
As disfunções respiratórias, gastro- intestinais, a asma, a sinusite, os espasmos, os problemas cardiovasculares, as infecções de vária ordem, o reumatismo, as artrites, as alterações da coluna vertebral, são alguns dos motivos que levam milhões de pessoas em todo o mundo a recorrer à acupunctura. 
Outros são levados a consultar um especialista nesta área por terem problemas de pele, para se curarem da gaguez, ou simplesmente para se desintoxicarem do tabagismo, alcoolismo ou dependência de outras drogas.

Um exemplo interessante da utilização da acupunctura para promover a saúde (mais do que para combater uma doença específica) é no tratamento da SIDA. Especialmente em Inglaterra e nos Estados Unidos, muitas pessoas infectadas com o HIV afirmaram ter beneficiado de grandes melhorias no seu estado geral de saúde devido ao tratamento feito através da acupunctura tradicional.

Claro que deve levar-se em conta a idade, a constituição e as circunstâncias de vida do indivíduo. Mas a verdade é que todos adquirem a consciência de que, à medida que o tratamento evolui, ficam mais perto de atingir o seu potencial pleno em termos de vitalidade física, mental e espiritual.

Terapeuta – Enfª Patrícia Maninha